Habilidades importantes para mandar bem no trabalho remoto

O trabalho remoto chegou para ficar. Algumas pessoas têm experimentado essa “nova” forma de trabalhar, enquanto outras nunca conheceram outra maneira senão essa.

Toda mudança provoca algum desconforto, e na busca por trabalhar bem remotamente é importante que estejamos dispostos a aprender uma nova forma de fazer as coisas. Isso significa desenvolver habilidades novas, ou aprimorar conhecimentos, e melhorar em algo que não éramos necessariamente bons em fazer.

Detalhamos nesse texto algumas habilidades que podem contribuir MUITO para o seu dia a dia trabalhando de onde estiver, sozinho ou em times, em squads, em tribos.

Vale lembrar que, no universo do trabalho remoto, há três grupos de pessoas:

  • Aqueles que trabalhavam no modelo “antigo”, ou “pré-pandemia”: provavelmente estejam mais habituados a trabalhar sendo controlados (bater ponto tem o objetivo de controlar o seu horário, afinal de contas). Então a virada de chave aqui é muito intencional! Para trabalhar bem remotamente, você precisa, sozinho, ter a habilidade de gerenciar o seu tempo e as suas atividades.
  • As pessoas que já trabalham remotamente: se você entrou no mercado de trabalho recentemente, é bem provável que conheça apenas o trabalho remoto como modo de trabalhar. Mas lembre que estamos todos aprendendo a trabalhar de maneira remota durante uma pandemia e uma crise econômica em escala global… Além disso, nem todo mundo sabe como se autogerenciar. Essa é uma habilidade que podemos aprender e melhorar. Tenha empatia por aqueles que ainda estão tentando aprender a trabalhar remotamente. Isso inclui, quem sabe, você mesmo.
  • As pessoas que estão procurando uma oportunidade de trabalhar remotamente pela primeira vez: esperamos que com esse texto você perceba que cada uma das habilidades aqui descritas podem ser aprendidas e melhoradas!

Vamos à habilidades que são peça-chave para trabalhar bem remotamente!


Colaboração

Importantíssima para o trabalho remoto!

Muitas ferramentas usadas online permitem a o trabalho colaborativo. Pode ser que a equipe trabalhe em tempos diferentes, ou pode até ser que trabalhem ao mesmo tempo, atualizando o documento em tempo real! Você faz a sua parte, o seu colega faz a dele, e assim a entrega fica completa. Por exemplo, esse texto foi escrito por duas pessoas usando o Google Docs!

No documento compartilhado com o time, como nesse exemplo, é possível inserir comentários e marcar aquela pessoa que precisa ver o que você escreveu. Isso é a colaboração na prática: cada um faz a sua parte, focados em garantir a entrega do que foi combinado.

Para ser colaborativo, é bacana comunicar-se com o time na ferramenta online de comunicação interna (ao invés de anotar no seu caderno, que só você lê).

Registrar que uma tarefa foi completada – na ferramenta que o time usa – garante que todo mundo pode avançar na sua rotina sabendo o que está rolando no projeto. Garante alinhamento no time!

Percebe que a comunicação escrita, de maneira clara, também é importante? É assim, por escrito, que você vai registrar os avanços das suas tarefas para que o time possa ler e se atualizar sobre o projeto. Vamos falar sobre isso mais adiante nesse texto.

Organização

Mesmo que você não seja naturalmente uma pessoa organizada, é bom que reconheça a importância dessa habilidade para o trabalho remoto. Existem diversas metodologias e ferramentas para te ajudar nesse sentido.

Ser organizado significa saber qual rotina encaixa melhor pra você. Você sabe a que horas se sente mais produtivo (e usa isso a seu favor? Você sabe como organizar a sua agenda para cumprir todas as entregas do dia e da semana?

Quando começamos a trabalhar de maneira remota, a gente também não sabia! E fomos melhorando com o tempo.

Tão importante quanto organizar-se é saber quando fazer pausas e encerrar o dia de trabalho. Lembre-se de parar para fazer as refeições corretamente, para beber água, e também de pausar para… não fazer nada por alguns minutos!

Além da sua própria capacidade de se organizar na rotina diária, algumas ferramentas ou aplicativos podem ajudar a manter o foco e estabelecer as prioridades. Existem milhares de opções, gratuitas e pagas, e por aqui gostamos das mais simples: o Trello e o Notion são muito usados pela equipe da Remotar. Também usamos, é claro, o Calendário do Google, que contém os nossos compromissos e reuniões com horário estabelecido.

Você conhece essas ferramentas? Deixamos aqui alguns vídeos que podem ajudar:

Autogestão/Autonomia

A sua equipe está contando com você. A habilidade de se autogerenciar é importante no trabalho remoto pois cada pessoa do time está trabalhando no seu espaço e no seu tempo, e você precisa garantir que o que foi combinado será feito.

Você consegue organizar a sua agenda sozinho e realizar as suas atividades dentro das suas horas de trabalho diárias? Sabe fazer isso a partir do que foi combinado entre o time, segundo as prioridades e a meta estabelecida? Se vira bem sozinho, com autonomia, cumprindo as suas atividades previstas?

Você pode trabalhar sozinho, num time pequeno, ou numa grande equipe. De qualquer forma, é importante se conhecer e gerenciar o próprio tempo, a própria agenda, e as próprias prioridades, para garantir que aquilo que foi combinado seja entregue.

É claro que, se você precisar de ajuda para terminar uma tarefa, é importante pedir ajuda para o colega, ok? Saber quando pedir ajuda também faz parte de saber se autogerenciar.

Alguém aí já tentou fazer mais coisas do que realmente podia? Já aconteceu por aqui! Que bom que aprendemos e melhoramos!

Para aprimorar habilidades de autogerenciamento é preciso se concentrar em maneiras de melhorar as tarefas diárias.

Algumas delas incluem:

  • Autoconhecimento: para que seja possível gerenciar o tempo e tomar boas decisões de carreira, aproveitando ao máximo as suas habilidades comportamentais quanto os conhecimentos técnicos (hard e soft skills).
  • Priorizar: definir claramente quais são as responsabilidades mais importantes e concentrar a atenção nas tarefas mais críticas.
  • Encontrar o seu método: existem tantas maneiras de administrar o tempo, de agilizar as atividades diárias e manter a sua lista de atividades organizada… teste diferentes opções e crie o seu método, dentro da sua rotina! Aquele aplicativo que funciona pra você pode não funcionar para o seu colega. E tá tudo bem.
  • Criar prazos: organizando cada atividade do dia e da semana.
  • Executar uma tarefa de cada vez: para que o tempo — e o esforço colocado em cada uma delas — seja administrado com eficiência.
  • Cuidar da saúde física e mental: com uma alimentação adequada, com exercícios regulares, e fazendo pausas!
  • Avaliar o seu avanço: analise com carinho ao longo do caminho tudo o que você realizou. Todo o resultado dessa avaliação é feedback para melhorar ainda mais a sua habilidade de augestão.

Comunicação estruturada

Como a sua colega não está do seu lado para que você cutuque ela e “fale rapidinho” para resolver alguma pendência (socorro, interrupções!), é importante registrar por escrito o avanço das atividades e dos projetos.

Algumas dicas que valem para o bom uso da ferramenta de comunicação interna (seja Slack, Teams, Twist, ou qualquer outra!):

  • A comunicação escrita no time remoto é muito mais importante do que fazer uma reunião.
  • Como o escritório é virtual, as discussões precisam acontecer online também, nas ferramentas que o time usa.
  • Priorize escrever mensagens nos grupos, não no chat privado, pois dessa maneira a informação está disponível para todos. Assim fica super fácil para você e para outras pessoas do time resgatarem a informação agora e no futuro!
  • Só escrevendo fica complexo demais explicar o que você está fazendo? Use e abuse de recursos como o Loom ou Stream! Assim o contexto da sua mensagem fica completo.
  • É legal garantir que todos tenham acesso à informação completa e contextualizada. Os documentos estão na nuvem (no Google Drive ou no OneDrive, por exemplo), então é bacana que todos saibam como os documentos estão organizados.
  • Priorizando o grupo, e não o chat privado, as decisões que foram tomadas e os documentos importantes ficam acessíveis para consulta no futuro. Isso é super importante, sabe porquê? Interromper uma pessoa para perguntar algo é um hábito do modo antigo de trabalhar… Muitas vezes a gente simplesmente precisa de uma informação, então é só acessar o documento.
  • Quanto mais completa for a sua mensagem, melhor! Assim o colega não precisa te interromper em seguida perguntando por algo que faltou.
  • Lembre que cada um dos seus colegas está trabalhando no tempo deles. Seja empático, forneça toda a informação necessária e deixe tudo registrado para que eles possam ler (ou ver o vídeo) e seguir fazendo o trabalho deles tranquilamente.
  • Escolha com carinho quem deve ser marcado em uma mensagem sua, pois uma notificação na tela é uma interrupção no trabalho do colega. É empatia que chama, né?

O objetivo da comunicação estruturada no trabalho remoto é manter o time alinhado. Ao comunicar algo a alguém na ferramenta de comunicação interna que o seu time usa, pense que é como escrever um resumo do que você quer falar para a pessoa. Explique o contexto da situação e inclua todas as informações necessárias. A mensagem precisa ser completa, escrita de maneira clara. Inclua os links dos documentos aos quais as pessoas precisam ter acesso. Assim, todos estão na mesma página.

Comunicação estruturada não significa comunicação chata e seca, tá? Use emojis, gifs, seja divertido!

Tendo lido até aqui, você percebeu que este texto está focado em habilidades comportamentais (elas são chamadas também de soft skills). Os conhecimentos técnicos e as ferramentas corretas também são importantes no trabalho remoto. Lembre-se que podemos aprender muitas coisas online, o conhecimento está acessível com poucos cliques – e existe muito conteúdo de qualidade gratuito disponível! Te encorajamos a aprofundar, ler outros textos do nosso blog, e buscar no Google aqueles assuntos que mais te interessam no universo do trabalho remoto.

O objetivo é melhorar sempre e trabalhar remotamente cada vez melhor.

Se essas dicas forem úteis pra você, compartilhe com o colega do lado (e assim por diante)!

Deixe o seu pensamento