1

Inatel

Caminhos que Conectam com o Futuro
Follow
Detalhes da Empresa

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil. Desde a fundação, o Inatel caminha junto às importantes decisões no que diz respeito a telecomunicações, tecnologia da informação, informática e todos os ramos da tecnologia.

A instituição está localizada em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida nacional e internacionalmente como o “Vale da Eletrônica”, e também possui um escritório em São Paulo, onde são oferecidos cursos de Extensão e Pós-graduação.

Áreas de atuação:

Ensino – atualmente oferece sete cursos de graduação – Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Automação e Controle, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações; além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e ainda Mestrado em Telecomunicações.

Pesquisa – A instituição desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicações Ópticas e Sem Fio, Redes e Rádios Cognitivos e Redes de Computadores e mais recentemente, iniciou estudos sobre o acesso à Internet banda larga sem fio, enlaces de comunicação via satélite, radioenlaces de longo alcance e grande capacidade e, principalmente, redes de comunicações móveis de 5ª Geração, por meio da implantação do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR), projeto entre Inatel, FINEP, MiniCom e Funttel.

Desenvolvimento de tecnologias – além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de Software, Hardware, educação continuada, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de grande porte nacionais e multinacionais.

Inatel

Caminhos que Conectam com o Futuro

Receba nossas novidades